Tema de redação: Que motivação (filantropia ou competitividade) deve nortear as ações de responsabilidade social em uma empresa? (Cesgranrio)

Tempo de leitura: 3 min

Escrito por Gislaine Costa
em 20/07/2021

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Tema de redação: Que motivação (filantropia ou competitividade) deve nortear as ações de responsabilidade social em uma empresa? (Cesgranrio)

O tema de redação abaixo foi a escolha da Cesgranrio para o concurso do Banco do Brasil em 2018. Confira abaixo!

O Banco do Brasil tem-se destacado por suas ações de responsabilidade social. Esse conceito abrange diversos aspectos, ensejando uma reflexão sobre a forma como tem sido implementado pelas empresas. Para situar essa reflexão, apresentam-se textos motivadores para a elaboração de uma redação. Não os copie.

Texto 01

A Constituição Federal de 1988, no capítulo II, assegura os direitos sociais dos brasileiros, ou seja, os direitos de cidadania. Nesse sentido, o governo, as empresas (públicas ou privadas) e cada cidadão, ao assumirem as suas cotas de responsabilidade social e o exercício de cidadania, colocam-se a “favor da correnteza” nas tendências do novo paradigma, ao viabilizarem que crescimento social marcará, definitivamente, a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Responsabilidade social e filantropia não devem ser confundidas, mas estão intimamente entrelaçadas. E quando se trata de empresas, seja pública ou privada, pode-se dizer que filantropia é uma ação social externa e desvinculada da empresa. Exemplo: é quando a organização faz uma doação a uma pessoa, a uma família carente ou a uma entidade de assistência social com cestas básicas, remédios, cobertores.

Já a responsabilidade social faz parte da cadeia de negócios da organização e engloba preocupações de um público maior, ou seja, acionistas, funcionários, prestadores de serviços, fornecedores, consumidores, meio ambiente, o bem-estar, entre outras. Hoje, principalmente, as empresas inovadoras traçam um caminho que pode e deve ser seguido ao oferecer oportunidades de preocupação social ou implantando programas socialmente responsáveis, como de reciclagem de resíduos, flexibilidade no trato com o diferente, cooperativismo, orientações à saúde etc.

COLOMMARTE, S. A. Correio de Uberlândia, 18 de outubro de 2016. Disponível em: <http://www.correiodeuberlandia.com.br/colunas/pontodevista/filantropia-eresponsabilidade-social/> Adaptado.

Texto 02

A Responsabilidade Social Empresarial (RSE) tornou-se um fator de competitividade para os negócios. No passado, o que identificava uma empresa competitiva era basicamente o preço de seus produtos. Depois, veio a onda da qualidade, mas ainda focada nos produtos e serviços. Hoje, as empresas devem investir no permanente aperfeiçoamento de suas relações com todos os públicos dos quais dependem e com os quais se relacionam: clientes, fornecedores, empregados, parceiros e colaboradores. Isso inclui também a comunidade na qual atua o governo, sem perder de vista a sociedade em geral, que construímos a cada dia.

SEBRAE; INSTITUTO ETHOS, 2012, p. 06. Apud QUEIROZ, L. D. M., PESSOA, Fátima C. C. A relação polêmica entre os conceitos de solidariedade e competitividade na prática discursiva sobre a responsabilidade social empresarial. In: Cadernos de Semiótica Aplicada. v. 11, n. 2, 2013. Disponível em: . Acesso em: 28 ago. 2017.

Texto 03

Os empresários de micro e pequenas empresas, por sua vez, têm demonstrado que podem responder com ações efetivas às novas exigências e necessidades do mercado. É crescente entre esses empreendedores a consciência de que a gestão socialmente responsável é a nova maneira de gerenciar os negócios e de tomar decisões, o que certamente contribuirá para a disseminação de novos valores para a sociedade, a promoção da equidade social e da sustentabilidade ambiental e a construção de um país melhor.

SEBRAE; INSTITUTO ETHOS, 2012, p. 04. Apud QUEIROZ, L. D. M., PESSOA, Fátima C. C. A relação polêmica entre os conceitos de solidariedade e competitividade na prática discursiva sobre a responsabilidade social empresarial. In: Cadernos de Semiótica Aplicada. v. 11, n. 2, 2013. Disponível em:  Acesso em: 28 ago. 2017.

 


A leitura dos textos acima revela que a questão da responsabilidade social pode ser observada sob diferentes aspectos: a filantropia e a competitividade são duas preocupações motivadoras para as ações de responsabilidade social em uma empresa. Tomando como ponto de partida essas reflexões, elabore um texto dissertativo-argumentativo, defendendo e justificando sua posição a respeito da seguinte questão:

Que motivação (filantropia ou competitividade) deve nortear as ações de
responsabilidade social em uma empresa?

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