
Fala, vestibulando! Se você chegou até aqui, com certeza está se preparando para encarar o vestibular da Universidade Estadual Vale do Acaraú, certo? Então veio ao lugar certo, pois hoje traremos um tema de redação da UVA inédito.
Sei bem que a redação pode ser uma prova difícil, afinal, o formato que a Comissão Executiva do Processo Seletivo – CEPS da UVA apresenta o tema é diferente do que ENEM, com o qual vocês estão mais acostumados. Porém, não criemos pânico, é só ficar de olho no nosso blog e ficar ligado nas dicas dos nossos professores. Vamos lá conferir como é a estrutura dos temas de redação da UVA?
Redação da UVA: informações importantes
As temáticas cobradas no vestibular da UVA podem ter assuntos bem diversificados, por exemplo, podem ser de ordem social, cultural, política, filosófica ou científica. Além disso, geralmente há uma frase-temática curta e o candidato deve desenvolver a redação a partir da interpretação desse trecho.
Instruções
A seguir, observe o que diz o edital a respeito das regras que devem ser seguidas para a prova discursiva:
a) Redigir um texto em prosa de, no mínimo, 15 linhas e, no máximo, 30 linhas, conforme proposto acima.
b) Não atribuir título ao texto.
c) Não fugir ao tema.
d) Não escrever a lápis.
e) Não escrever em versos.
f) Não assinar fora do local especificado na folha de redação.
Tema de redação: a insegurança alimentar no Brasil
O poeta e dramaturgo alemão Bertolt Brecht escreveu a seguinte frase: “Para quem tem uma boa posição social, falar de comida é coisa baixa. É compreensível: eles já comeram.” A partir do pensamento do autor, elabore um texto dissertativo, traçando um raciocínio acerca da realidade brasileira e apresente seu ponto de vista.
Agora é sua vez!
A partir do tema de redação da UVA apresentado aqui, escreva sua redação com foco em desenvolver ideias, conhecer a estrutura textual e aprimorar até mesmo seu conhecimento gramatical. Lembrando que praticar antes da prova é o que vai garantir que chegue preparado para sair na frente da concorrência.
Atenção: não existe aluno aprovado sem uma boa redação! Não negligencie a prova discursiva.