
Olá, vestibulando! No último domingo, ocorreu mais uma edição do vestibular da Universidade Estadual Vale do Acaraú. Com esse processo seletivo, espera-se preencher as 952 vagas disponíveis para diversos cursos, como Administração, Enfermagem, Direito, entre outros.
Milhares de alunos compareceram aos locais de prova e realizaram as etapas de conhecimentos gerais, específicos e discursiva. Sabendo disso, a seguir você poderá conferir nossa análise sobre o tema da redação da UVA e entenderá melhor o que a banca esperava dos candidatos. Vamos lá?
Qual foi a proposta de redação da UVA 2022.1?
Geralmente, a Comissão Avaliadora segue a mesma estrutura para as propostas de temas de redação da UVA. Trata-se de uma citação sucinta sobre determinado assunto, que costuma ser de eixo científico, social, político, filosófico ou até polêmico.
Sendo assim, neste último vestibular, o comando temático foi este:
Em um momento, em que tantas “novidades” são criadas em nossa língua, Ruy Barbosa já dizia: “A degeneração de um povo, de uma nação ou raça começa pelo desvirtuamento da própria língua.” Diante do exposto, escreva um texto dissertativo.
Análise da frase temática
Antes de partir para o planejamento da redação, é importante que o aluno destaque e descreva o que ele sabe sobre palavras-chave da frase temática. Assim, é possível aproveitar ao máximo do texto disponibilizado pela banca.
No exemplo desse tema, poderíamos destacar:
- Ruy Barbosa: membro fundador da Academia Brasileira de Letras;
- Novidades: refere-se à inclusão de estrangeirismos e linguagem neutra, por exemplo;
- Degeneração: perda ou alteração (no ser vivo) das qualidades de sua espécie;
- Desvirtuamento: Ação ou resultado de transformar em algo ruim; corrompimento.
Como interpretar este tema de redação da UVA?
A temática apresentada pela Comissão Organizadora da UVA trouxe reflexões a respeito da língua portuguesa e as chamadas “novidades” do nosso vocabulário. Como recorte temático, a banca apresentou uma citação de Ruy Barbosa, um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras.
Tal excerto pode ser associado ao esvaziamento da língua portuguesa em razão, por exemplo, do crescente uso dos estrangeirismos e outras inclusões, como os pronomes neutros.
Portanto, entende-se que o candidato poderia apresentar argumentos em concordância ou discordância em relação ao pensamento do autor, sempre com base em repertórios consistentes.
Argumentos contrários à ideia do tema
A seguir você poderá ver algumas possibilidades de posicionamento contrários à ideia expressa na citação de Ruy Barbosa. Confira boas opções para a redação da UVA 2022.1!
- A língua é um reflexo das interações sociais, econômicas, culturais e políticas, portanto é mutável. Dessa forma, o surgimento de palavras e expressões vem da necessidade de renovação da língua.
- Em relação ao estrangeirismo, a incorporação de palavras de outros idiomas se dá de forma natural, por questões culturais e geográficas. Inclusive, a língua portuguesa originou-se do latim, dessa maneira, até chegar na forma como conhecemos hoje, o nosso idioma passou por profundas mudanças. Tais alterações incluíram até mesmo a incorporação de estrangeirismos.
- Por fim, é preciso fazer a distinção entre língua e normal culta, afinal, esta não é a única forma de uso da língua. Tendo em vista que o uso da linguagem neutra tem o objetivo de incluir grupos marginalizados, assim, o debate foge do âmbito gramatical e chega ao campo social. Nessa visão, restringir tais mudanças é também uma forma de manter uma parcela da sociedade à margem.
Argumentos a favor à ideia do tema
Agora, é hora de apresentar algumas ideias para quem concorda mais com a visão de Ruy Barbosa.
- Por mais que a língua sofra influências de outras culturais, é preciso avaliar até que ponto a inclusão de estrangeirismos representa uma desvalorização do nosso idioma. Seguindo esse pensamento, é notável que nós inserimos cada vez mais termos, principalmente de origem norte-americana, no nosso vocabulário de forma plenamente desnecessária, uma vez que há opções sinônimas em português. Geralmente, tal substituição é feita para gerar afastamento e gerar uma demonstração de elitismo.
- Ademais, quanto ao uso da linguagem neutra, é válido dizer que ela torna a comunicação repetitiva e redundante, uma vez que a norma já prevê expressões genéricas. Somado a isso, as mudanças de grafia, como o uso do “x” ou “@”, trazem dificuldades de leitura para pessoas com deficiência visual. Dessa forma, tais alterações, além de desconheceram as estruturas linguísticas, não favorecem a inclusão.
Esta foi a nossa análise do tema de redação da UVA do vestibular 2022.1. Consideramos uma boa escolha de temática, a apresentação do tema foi clara e o assunto é necessário. Por fim, esperamos que você também tenha gostado no nosso comentário sobre a prova e que tenha se saído superbem!
Não esqueça de compartilhar este post com seu colega que também prestou vestibular!