
O post de hoje é rápido mais muito importante para quem não quer ter erros gramaticais ou ortográficos na redação! Então se você tem essa dúvida de português, está no caminho certo!
Confira a seguir uma explicação clara para aprender a regra de uma vez por todas! Prontos ou não, lá vamos nós!
Qual é o certo? Dia a dia ou dia-a-dia?
Para início de conversa, a confusão entre as duas formas pode vir da mudança do Novo Acordo Ortográfico. Apesar de estar em vigor desde 2016, algumas das alterações não ficaram tão claras para muitas pessoas.
Antes do Acordo, as duas formas eram aceitas. Sendo assim: quando dia a dia tinha função de substantivo, escrevia-se com hífen. Já quando era usada como advérbio, o hífen não era necessário.
Porém, hoje, a forma correta é a dia a dia, sem hífen!
E isso vale para outras palavras, afinal, a regra diz que: não se usa mais hífen em palavras ligadas por uma preposição. Agora, esses termos são interpretados como uma expressão.
Vamos a exemplos?
A regra é clara, mas exemplos podem ajudar a fixar. Então, veja os exemplos abaixo e vejo o uso de “dia a dia” na prática!
- A maioria dos universitários brasileiros precisam se esforçar em dobro dia a dia.
- O dia a dia dos trabalhadores envolve o enfrentamento dos problemas de mobilidade urbana.
- Quem não está insatisfeito com o dia a dia nesta quarentena?
Outras palavras sem hífen
Como o Acordo explica, não se usa hífen em palavras ligadas por preposição, certo? Pois bem, além de “dia a dia”, há outras palavras que passam pelas mesmas regras. Então, confira já algumas delas e não tenha guarde essas dúvidas de português!
Outras expressões sem hífen: dona de casa, mão de obra, lua de mel, fim de semana entre outras!
Há exceções?
Como toda boa regras, as exceções fazem parte, né? Sendo assim, é importante que você saiba que expressões que designam espécies botânicas (planta e fruto) e zoológicas recebem hífen mesmo que estejam ligadas por uma preposição.
Ou seja, palavras como: andorinha-do-mar, bem-me-quer e joão-de-barro não recebem hífen, diferentemente de “dia a dia”.
O posto está terminando, mas acredito que essa dúvida de português não faça mais parte do seu vocabulário. Não deixe de acompanhar nossos posts e visite nosso perfil no Instagram: fique por dentro de dicas de ouro!